• w-facebook
  • Instagram
Retiros

Oferecemos três tipos de retiros e níveis de profundidade para um processo de abertura de coração e mudança de vida.

Seminário

Seminário: introdução à Ayahuasca e Tabaco: 3 noites, 4 dias. Ritual de tabaco, duas cerimónias com a Madre, cantos individuais, sessão de partilha e integração em grupo, entrevista pessoal. 

Trata-se de um fim de semana intenso, um encontro com o conhecimento ancestral das plantas maestras. Se tiver uma doença crónica, os retiros mais longos são mais adequados para obter efeitos permanentes. É uma experiência de mudança de vida e também uma forma de diagnóstico para avaliar a necessidade de outro tipo de tratamento. O tempo é curto, e para além da sessão de partilha, é mais difícil trabalhar em sonhos e questões específicas, tal como seria possível noutros tipos de retiro. Pedimos uma carta de motivação ou intenção para o seminário, para poder aconselhar-lo sobre o formato mais adequado.

Retiro Xamânico

Retiro Xamânico: 1 semana, 6 noites, 7 dias. Ritual de tabaco, duas cerimónias com a Madre, cantos individuais, toma de plantas maestras em isolamento durante 4 dias, segundo o diagnóstico do xamã. Entrevistas pessoais. 

Esta é uma introdução à Dieta, num formato mais curto. Depois de uma purga inicial, no dia da chegada, terá um dia para ambientar-se ao trabalho com as plantas. Depois disso, haverá exigências e restrições a toda a actividade social e alimentação. Seguem-se quatro dias de isolamento em que poderá trabalhar sobre os seus sonhos e perceber a fonte dos seus problemas. Depois há uma última cerimónia e um dia para celebrar e voltar gradualmente a refeições normais. É uma lufada de ar fresco, um período para centrar-se e recuperar a saúde numa nova dimensão.

Dieta Xamânica

Dieta xamânica: 10 dias, 9 noites. Ritual de tabaco, duas cerimónias com a Madre, cantos individuais, toma de plantas maestras em isolamento durante 7 dias, segundo o diagnóstico do xamã e no contexto tradicional dos vegetalistas do Alto Amazonas. Dia de toma de tabaco.  Entrevistas pessoais, ensinamentos sobre os sonhos e a forma de manter a ligação às plantas mais tarde.

A Dieta é um desafio. O corpo demora a adaptar-se ao ritmo das plantas e o tempo abranda. Não há muito que fazer, nem distracções. Trabalho sobre os sonhos, desenho, revelações intensas. Os Xamãs estão presentes para guiá-lo durante o processo e instalar um contexto seguro onde a cura pode acontecer, à medida que tudo, à sua volta, começa a trazer mensagens subtis e uma ligação íntima com a natureza. Descobrem-se tesouros que se podem levar para casa. Mesmo que seja difícil, no futuro terá saudades dos momentos que passou na sua cabana e da clareza de espírito que possuía.

Para estes retiros, existem restrições inclusive depois de voltar para casa, já que o corpo precisa de integrar a experiência gradualmente, evitando carnes vermelhas, açúcar, alcool, sexo e drogas psicoactivas. É um compromisso pessoal que deve discutir com cônjuges e família para assegurar-se de colher todos os benefícios do processo.

Oferecemos um nível de conforto mínimo, quartos e cabanas aquecidos, camas confortáveis, água quente, etc. Não estamos na Amazónia, claro, mas este tempo de privação sensorial, jejuns ocasionais e trabalho nos sonhos pode ser tão desafiante e transformador quanto um retiro tradicional na floresta virgem. Estará também mais perto de casa e do acesso Internet logo após o final do retiro.  

Poderá ler mais sobre as plantas específicas disponíveis em retiros longos, a Madre, o Tabaco e todo o tipo de precauções de saúde no nosso menu.

Aqui fica um link sobre a dieta, de 1988, com o Dr. Jacques Mabit.

Preparação

Encontrará aqui dois documentos implificados sobre a preparação e recomendações pré e pós retiro ou dieta: